TRAJETOS FACCAT TRAIL RUN 2018

Importante: as distâncias e trechos podem sofrer pequenas variações, por motivos de lavouras e gado, principalmente.

Corrida Trajeto Longo 50km

Descrição:

Resumo:
Distância total: 50,5km (40,5km de trilha, 8km estrada de saibro e 2km demais)
Ganho de elevação: 1.900m
Pontos de água: 5, sendo 4 completos.
Equipes de enfermagem: 9 equipes espalhadas, mais 3 ambulâncias no percurso, cerca de 20 bombeiros socorristas.
Tênis sugerido: trilha com um bom grip (não é indicado intermediário), calça comprida e luvas (se frio).
Largada: 8h
Tempo máximo de prova: 9h
Cortes: no km 18 com tempo de 3h30 de prova, no km 37 com tempo de 6h30 de prova e no final com tempo máximo de 9h de prova.

Corrida Trajeto Médio 21km

Descrição:

• >No trajeto médio foi conferida uma distância aproximada de 21km com 670m de ganho de elevação medida pelo GPS;
  • A largada será em frente ao Centro de Eventos com leve descida, seguindo por um pequeno trecho de bloquetos, na sequência terreno coberto por asfalto, o que totaliza 200m;
  • Segue-se por trecho coberto por paralelepípedo irregular, ligando novamente com bloquetos onde tem-se uma subidinha legal entre os 700m e 900m com 30m de altimetria, o que servirá para um bom aquecimento;
  • Antes de completar o primeiro km acessa-se uma estrada vicinal de saibro (rua Edmundo Saft) seguindo cerca de mais 1km até o acesso ao Beco Schnorr, desce por esse caminho até o final da estrada, subindo pelo gramado ao lado do mato de pinheiros, onde haverá um vão de cerca aberto para os atletas.
  • Segue-se reto encontrando em 150 metros duas escadas para transpor uma cerca. Pulando a cerca, descer à direita pelo campo e seguir as placas até encontrar a trilha do gado, passando por 4 porteiras até a saída na estrada da Picada Francesa, com uma boa subidinha de uns 500 metros e 65m de ganho de elevação. O visual é demais. Descer pela estrada de saibro à esquerda por 100 metros, onde deverão entrar à direita em nova porteira.
  • Este é o acesso às Trilhas do Vovô. Essa trilha tem 2km até a estrada da descida do Cemitério “com muitas coisas legais”. O trecho conta com mata nativa, cercas que terão de ser puladas, gramados, escadas, barro vermelho “de patinar para valer”, roças e uma trilha de aproximadamente 700m em meio a mata fechada que há muitos anos contava com uma pista de BMX. Nesses 700m a galera vai se divertir para valer, um sobe-desce com lodo, mata nativa, riachos, uma incrível taquareira no meio do mato, além daquela energia que a natureza se encarrega de proporcionar para os atletas.
  • Saindo na estrada os atletas descem 700m acelerando até o PC do Cemitério (+/-8km de prova), que contará com água, isotônico, coca-cola, alimentos e gel, nesse ponto também haverá uma equipe de socorristas munidos de equipamentos, além de uma ambulância para eventual necessidade;
  • A partir do PC seguem por estrada de saibro em um dos poucos trechos planos da prova, por cerca de 1,3km até a entrada da Trilha do Boi Verruga. A partir dos 9km o bicho pega a valer. Este é um dos trechos técnicos da prova longa. Teremos a Trilha do Boi Verruga, a descida dos Chuchus, a subida e descida do Paredão e as Trilhas do Pontoparque, isso dá um total de 5km nos mais diversos terrenos.
  • O atleta deve descer pela estrada por 300 metros até a entrada dos Campos da Bellony à sua direita. Estima-se ser o km 11 da prova. Por esses campos tem-se mais 3km de trilhos de gado com divertidos caminhos de sobe-desce, dessa vez menos arriscados se comparados aos trechos anteriores. Neste trecho os atletas vão encontrar duas escadas e um entre-fios até a saída do Sítio do Evaldo, trazendo o atleta de volta a estrada da Picada Francesa.
  • Chegando no km 16 os atletas vão encontrar outro PC completo, que é o do Cemitério, acrescido de enfermagem, ambulância e bombeiros socorristas para qualquer eventualidade.
  • Deste PC segue-se pela estrada por mais uns 900m até a entrada da Fazenda Schein, onde terá de ser atravessada uma lavoura com plantação de aveia branca, o que se dá por caminhos lisos e fofos, o que fatalmente fará enterrar boa parte dos tênis e forçar as já judiadas pernas neste quilômetro de sobe-desce até a encontrar a entrada do Caminho das Anas, com uns 18km de prova;
  • O Caminho das Anas é uma bonita trilha de 600m, no entanto, há que se ter atenção redobrada ao atravessar um buraco existente no local, o qual oferece algum risco. Também é importante respeitar as orientações dos socorristas e enfermeiros que estarão nesse ponto. O local é muito barrento e liso, tanto na descida quanto na subida;
  • Após a passagem pelo buraco encontra-se uma mata formada por eucaliptos e em seguida a Ponte do Gérson, que obriga a passar por uma cerca de arame liso dando acesso a uma subida de campo que tem em torno de 500m até a entrada da Trilha da Viagem. Essa trilha proporciona um trajeto divertido e embarrado com 700m de single track (boa parte do trecho é de descida e na metade deste trecho estará uma equipe de enfermagem pronta para qualquer emergência);
  • Saindo da Trilha da Viagem, os atletas passarão (aproximadamente 200m) pelo bairro Eldorado e acessam a Trilha da Italforma, com cerca de 300m de distância que geralmente encontram-se bem embarrados também;
  • Na saída da trilha atravessa-se uma rua de paralelepípedo irregular e em seguida acessa-se o CTG Fogão Gaúcho, com mais 800m de trechos mesclados de grama e chão batido até o acesso à Avenida Faccat;
  • No trajeto que segue, os atletas percorrerão em torno de 700m em asfalto acessando o campus pelo portão do lago, que servirá para um breve passeio no entorno do mesmo;
  • Seguindo tem-se uma pequena subida de 200m que certamente será patinando num trecho de barro vermelho até encontrar a Escola Ambiente;
  • Finaliza-se com aproximadamente 500m pavimentados com bloquetos, que se completam em frente ao Centro de Eventos.
  • Obs. Pelas medições aproximadas, serão percorridos cerca de 15km por trilhas e trilhos, 4km por estradas de saibro e 2km distribuídos entre asfalto, paralelepípedos e bloquetos de concreto, o que totaliza 21km de prova, aproximadamente.

• Resumo:
    Distância total: 21km (15km de trilha, 4km estrada de saibro e 2km demais)
    Ganho de elevação: 670m
    Pontos de água: 2 completos.
    Equipes de enfermagem: 5 equipes espalhadas, mais 1 ambulância no percurso, cerca de 10 bombeiros socorristas.
    Largada: 11h30min
    Tempo máximo de prova: 4h
    Cortes: não há.

Corrida Trajeto Curto 7km

Resumo:
    Distância total: 7km (4km de trilha, 2km estrada de saibro e 2km demais)
    Ganho de elevação: 180m
    Pontos de água: 1 ponto.
    Equipes de enfermagem: 2 equipes.
    Tênis sugerido: trilha intermediário ou com bom grip, calça comprida e luvas (se frio).