Faccat Trail Run 2020 - Clique aqui para Inscrições




Regulamento



FACCAT TRAIL RUN 2020



As FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA - FACCAT, instituição de ensino superior, mantida pela FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ENCOSTA INFERIOR DO NORDESTE (FEEIN), inscrita no CNPJ/MF sob nº 97.763.593/0001-80, com sede na Av. Oscar Martins Rangel, n. 4500, Bairro Fogão Gaúcho – CEP 95.612-150, em Taquara/RS, neste ato representada por seu Vice-Diretor de Extensão e Assuntos Comunitários, Sr. Dorneles Sita Fagundes, CPF: 366.636.030-00, doravante denominada FACCAT, promovem, nos termos deste regulamento, a FACCAT TRAIL RUN – FTR 2020.


1 - OBJETIVO

A FACCAT TRAIL RUN, em atenção aos objetivos institucionais do Programa de Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara, tem por finalidade proporcionar a aproximação da comunidade acadêmica da regional, por meio do incentivo à prática de esportes e na busca de uma vida saudável, por meio de uma corrida pedestre e caminhada rural, em meio a natureza, trilhas e passeios, tendo o município de Taquara/RS como trajeto principal. O evento também proporciona aos cursos de graduação ofertados pela FACCAT, uma oportunidade aos acadêmicos de aplicarem as práticas desenvolvidas em seu processo formativo, de acordo com suas especialidades e interesses.


02 - DA FACCAT TRAIL RUN – FTR

2.1. A FACCAT TRAIL RUN, realizada pelas Faculdades Integradas de Taquara, contará, para sua promoção e organização, com comissão própria designada pela Vice-Direção de Extensão e Assuntos Comunitários, com anuência da Direção-Geral, bem como com voluntários, estes mediante a assinatura de Termo de Adesão ao Serviço Voluntário, com um Diretor Técnico e empresa especializada na área do respectivo Evento

I. O Diretor Técnico, supracitado, que acompanhará a FACCAT TRAIL RUN – FTR, é Sr. Manuel Lago, com o registro junto ao Conselho Regional de Educação Física, sob o número: CREF – 727/RJ.

II. A organização do Evento, sob responsabilidade legal de empresa técnica especializada, acima mencionada, ficará a cargo de MARIA A BEER EVENTOS, inscrita no CNPJ sob o n.º 29.646.438/0001-23.

2.2. A FACCAT TRAIL RUN 2020 será realizada nos dias 24, com início da entrega dos Kits e briefing técnico, e 25 de julho de 2020, data em que ocorrerão as Provas.

2.3. A FACCAT TRAIL RUN contemplará percursos Ultra, Longo, Médio e Curto, para as corridas, além de proporcionar aos participantes percurso para caminhada rural e corrida infantil.

I. O percurso Ultra compreenderá um trajeto de 56km, o Longo um trajeto de 30km, o Médio será de 14km e o Curto de 7km.

II. A caminhada rural será realizada em um percurso de 6km e 14km; e

III. A corrida infantil será organizada por faixas etárias, em um percurso mínimo de 50 metros e, no máximo, 500 metros.

2.4. Somente poderão participar dos percursos de 56km e 30km atletas com, no mínimo, 18 anos, completos até a data do Evento.

2.5. No percurso de corrida de 14km e de 7km, poderão participar atletas com, no mínimo, 14 anos completos até a data da FACCAT TRAIL RUN, acompanhada a inscrição de Termo de Responsabilidade assinado por seu representante legal e cópia de um documento de identidade desse, entregue à Comissão Organizadora no ato de retirada do kit de Participação.

2.6. As largadas e chegadas ocorrerão no campus da FACCAT, localizado na Av. Oscar Martins Rangel, n. 4.500, Bairro Fogão Gaúcho – CEP 95.612-150, em Taquara/RS.

2.7. Após a respectiva largada, o atleta tem até 3 minutos para passar no tapete de controle.

2.8 A FACCAT TRAIL RUN dividir-se-á:

I. Em uma Prova Geral, masculina e feminina, em que todos os atletas competirão entre si e por Categorias, definidas da seguinte forma e em conformidade com o percurso expresso no item 3 deste Regulamento:

II. Em uma corrida infantil, considerando as seguintes categorias:

2.9. A idade a ser considerada para o atleta é aquela que este apresentar até o último dia do ano da ocorrência do Evento.

2.10. A FACCAT TRAIL RUN ocorrerá independentemente das condições climáticas, ressalvadas a segurança e saúde dos atletas.


03 - PERCURSO

3.1. Os percursos definidos serão disponibilizados, por categorias, constando dos mapas e respectiva altimetria e distâncias, junto ao site: trailrun.faccat.br e International Trail-Running Association - ITRA, disponível em: https://itra.run/.

3.2. A FACCAT TRAIL RUN, nos trajetos Ultra, Longo, Médio e Curto, contará com “pontos de corte”, também chamados de tempo limite, para maior segurança de seus praticantes, estipulados, para fins de encerramento das provas, sendo:

I. Trajeto Longo de 56km: tempo máximo de 9h45min para completar o percurso, com pontos de corte nos 24km, sendo de 4 horas e aos 46km, sendo de 8 horas de prova;

II. Trajeto Longo de 30km: tempo máximo de 5h30min horas para completar o percurso, não havendo ponto de corte;

III. Trajeto Médio de 14km: tempo máximo de 3 horas para completar o percurso, não havendo ponto de corte; e

IV. Trajeto Curto de 7km: tempo máximo de 2 horas para completar o percurso, não havendo ponto de corte.

3.3. O tempo limite poderá sofrer ajustes de acordo com a definição dos trajetos e respectivos acessos.

3.4.O atleta, ao exceder o tempo limite (corte), será orientado pelo pessoal do apoio (staffs), para o encerramento da Prova Geral, e, a partir disso, deverá retornar às dependências da FACCAT em segurança e com o devido amparo, comunicando o fato aos organizadores, não sendo considerada concluída a prova (finisher) e, consequentemente, não terá direito a respectiva medalha.

3.5. Os percursos da FACCAT TRAIL RUN são aproximados ao máximo das distâncias divulgadas, porém, podem ocorrer variações de até 10%, devido as limitações nas definições dos traçados, tendo em vista que o trajeto contempla estradas, lavouras, trilhas, cercas, matas, arroios e montanhas.

3.6. O percurso quando previsto, em parte, sobre propriedade privada terá assegurada a execução do evento, mediante autorização prévia do respectivo proprietário.

3.7. A inscrição do atleta junto a FACCAT TRAIL RUN não lhe atribui o direito de ingressar nas propriedades cujo o trajeto as contemple, em período diverso ao dia da ocorrência da prova. Ficando o acesso restrito, para treinos de reconhecimento, mediante acompanhamento e supervisão de um membro da Comissão Organizadora ou por ela designada, previamente acordado.



04 - DOS VALORES E PRAZOS PARA AS INSCRIÇÕES

Aos valores e prazos para as inscrições serão divididos em lotes promocionais, sendo

I. Valores das inscrições individuais no 1º Lote, de 1º de novembro de 2019 a 29 de fevereiro de 2020:

II. Valores das inscrições individuais no 2º Lote, de 1º de março a 30 de junho de 2020:

III Valores das inscrições individuais no 3º Lote, de 1º de julho a 10 de julho de 2020:

Atletas com 60 anos ou mais poderão ter desconto de 30% no valor da inscrição, devendo solicitar o benefício através do email trailrun@faccat.br logo após a realização de sua inscrição dentro das regras do presente Regulamento, com envio de documento comprobatório.



05 -DAS INSCRIÇÕES

5.1 Poderão participar da FACCAT TRAIL RUN os atletas regularmente inscritos, de ambos os sexos, devendo, para isso, comparecer junto ao Campus da FACCAT com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos da respectiva largada.

5.2 Serão disponibilizadas, para participação junto à FACCAT TRAIL RUN, 900 (novecentas) vagas para inscrições na Prova Geral e na Corrida Infantil, estando assim distribuídas:

  1. 100 (cem) inscrições para o Trajeto Ultra (56km);
  2. 200 (duzentas) inscrições para Trajeto Longo (30km);
  3. 200 (duzentas) inscrições para Trajeto Médio (14km);
  4. 200 (duzentas) inscrições para o Trajeto Curto (7km);
  5. 100 (cem) inscrições para a Caminhada (6km e 14km); e
  6. 100 (cem) inscrições para a Corrida Kids.

5.3. A Comissão Organizadora poderá, a qualquer tempo, cancelar, reduzir ou ampliar a quantidade de vagas para a inscrição, por questões de segurança, percurso ou qualquer outro motivo relevante.

5.4. As inscrições serão efetuadas, única e exclusivamente, pela internet, não sendo aceitas inscrições fora da forma ou prazo estipulados neste Instrumento, no endereço eletrônico: trailrun.faccat.br, até às 23h59min do dia 10 de julho de 2019.

5.5. Para efetuar a inscrição de atleta brasileiro, é imprescindível o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato, sendo exigido documento equivalente ao atleta estrangeiro, observadas os demais elementos previstos em formulário específico.

5.6. A inscrição de participação é pessoal e intransferível, sendo proibida a cessão.

5.7. As Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT, não se responsabilizam por inscrições não processadas por motivos de queda na transmissão de dados ocasionada por instabilidades, sinal fraco, dificuldades de acesso, ausência de sinal causada por problemas na rede de computadores, etc.

5.8. O atleta é responsável pelas informações prestadas na ficha de inscrição, arcando com as consequências de eventuais erros de preenchimento.

5.9. O atleta, ao realizar sua inscrição, também manifesta ciência quanto à possibilidade de divulgação de sua imagem e resultados decorrente da participação na FACCAT TRAIL RUN.

5.10. Somente será aceita inscrição para 1 (uma) categoria. O candidato que porventura inscrever-se para mais de uma categoria, terá apenas a inscrição mais recente registrada, homologando-se esta com a confirmação do pagamento da respectiva taxa de inscrição.

5.11. A inscrição do atleta implicará o conhecimento do presente Regulamento e das instruções divulgadas para a respectiva Edição do Evento, bem como a tácita aceitação das condições da FACCAT TRAIL RUN, acerca das quais não poderá alegar desconhecimento.

5.12. Não haverá devolução da quantia paga a título de inscrição, salvo nas hipóteses previstas no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais – Cursos e Eventos de Extensão, e em razão da não ocorrência da FACCAT TRAIL RUN, conforme previsto no item 2.10 e 17 deste Regulamento.



06 - DO CRONOGRAMA DA FACCAT TRAIL RUN

A FACCAT TRAIL RUN seguirá o seguinte cronograma:

Dia 24 de julho de 2020:

Dia 25 de julho de 2020



07 - DA PARTICIPAÇÃO E RETIRADA KIT

7.1. Com a homologação da inscrição, efetivada com seu devido pagamento, o Atleta estará devidamente habilitado para participar da FACCAT TRAIL RUN, devendo, para isso, retirar o Kit de Participação junto da Comissão Organizadora.

7.2. Integra o Kit de Participação o número do atleta, camiseta promocional e/ou comemorativa do evento, chip de cronometragem e sacola.

7.3. A entrega dos kits ocorrerá junto ao Centro de Eventos, no Campus da FACCAT, dia 24 de julho de 2020, das 17h às 20h e no dia 25 de julho de 2020, das 6h às 11h.

7.4. Para retirada do kit, o atleta deverá apresentar um documento de identificação com foto.

7.5. Aos atletas participantes dos trajetos de 7km, 14km, 30km e de 56km, é obrigatória a entrega do TERMO DE RESPONSABILIDADE, disponível em trailrun.faccat.br, para retirada do respectivo kit.

7.6. Para academias, assessorias ou grupos de corrida é facultada a retirada de todos os kits de Participação pelo representante da equipe, mediante entrega dos respectivos Termos de Responsabilidade de cada atleta, originais, ficando o representante como responsável pela veracidade do respectivo Termo.

7.7. A Comissão Organizadora não se responsabiliza por qualquer interferência em relação aos resultados apontados ou perda de informações pelo uso do chip, visto que este, por ser um equipamento eletrônico sensível que trabalha em alta frequência, pode sofrer interferências em função das diversas antenas de emissoras, rádio, telefonia e outras encontradas na região em que ocorrerá a FACCAT TRAIL RUN.

7.8. A responsabilidade do correto uso do numeral/chip e instalação em seu vestuário é de exclusiva responsabilidade do atleta, devendo estar visível na parte frontal do corpo, bem como a passagem pelos tapetes de captação de dados (tapetes de controle) instalados, pois se tratam de equipamentos eletrônicos que podem sofrer interferências e/ou perda de informações, ficando isenta a FACCAT de qualquer defeito ou erro por uso incorreto do numeral/chip.

7.9. O participante que optar pela corrida infantil ou caminhada rural gratuita não receberá o kit de Participação mencionado no item 7.1 deste Regulamento.

7.10. Não haverá inscrições e entrega de kit de Participação após os horários e prazos definidos neste Regulamento.

7.11. A entrega do Kit de participação juntamente com Chip, ocorrerá no campus da FACCAT, com antecedência mínima de 1 (um) dia à FACCAT TRAIL RUN, podendo ser retirado até, no máximo, 1/2 hora antes do início da Prova, em horário a ser definido em cada Edição do Evento.



08 - CLASSIFICAÇÕES DO EVENTO

8.1. A classificação dos atletas na FACCAT TRAIL RUN será definida conforme sua colocação, considerando, para isso, o tempo e a ordem de chegada.

8.2. Farão parte da classificação geral do evento todos os Atletas inscritos oficialmente, que concluírem efetivamente a prova e que utilizarem corretamente o chip, considerando o disposto no item 3.2 (tempo limite de conclusão) deste Regulamento, o mesmo se aplica para a classificação quanto à faixa etária.



09 - DO RESULTADO

9.1. A cronometragem da prova será de responsabilidade de empresa especializada contratada para tal finalidade.

9.2. A FACCAT não se responsabiliza pela não divulgação do resultado do atleta que não utilizar o numeral/chip da forma recomendada neste Regulamento.

9.3. Os resultados oficiais e os tempos individuais de cada atleta serão divulgados online após o atleta cruzar a linha de chegada no site https://www.chipbrasil.

9.4. Inconformidades em relação ao resultado final da competição deverão ser manifestadas, por escrito, para Comissão Organizadora, em até 30 minutos, após a publicação do resultado oficial.



10 - DA CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO

10.1. A cerimônia de premiação dos vencedores será realizada na data de realização da FACCAT TRAIL RUN, após a chegada de todos os atletas participantes, observado o tempo limite de corte disposto no item 3.2, deste Regulamento.

10.2. A ordem da cerimônia de premiação das categorias, no pódio, será realizada a critério da Comissão Organizadora.

10.3. Haverá cerimônia de premiação com a entrega de troféus para os 5 (cinco) primeiros atletas (masculino e feminino) que completarem a prova na categoria Geral e, posteriormente, para os 3 (três) primeiros atletas (masculino e feminino) por Categorias.

10.4. O tempo computado em relação a prova Geral será bruto, ou seja, determinado por ordem de chegada, enquanto que nas Categorias será o tempo líquido registrado.

10.5. Todos os atletas que concluírem a prova receberão medalhas de finisher, sendo distribuídas também para as crianças/adolescentes participantes da Corrida Infantil, porém, para essa, não haverá premiação e classificação.



11 - DAS CONDIÇÕES FÍSICAS DOS PARTICIPANTES E SERVIÇOS DE APOIO NA CORRIDA

11.1 Ao participar da FACCAT TRAIL RUN, o atleta assume a responsabilidade por seus dados fornecidos e aceita as condições previstas no presente Regulamento, participando por livre e espontânea vontade, sendo conhecedor de seu estado de saúde, de sua aptidão física e técnica para participar da prova e/ou exigência de qualquer comprovação para tais fins.

11.2 Os atletas participantes, no ato da inscrição, confirmam estar em dia com rigorosa avaliação médica para realização da prova.



12 - DA HIDRATAÇÃO, ALIMENTAÇÃO e EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS

12.1. A FACCAT TRAIL RUN contará com infraestrutura própria para hidratação de seus atletas em pontos específicos de quilometragem, os quais poderão ser ampliados ou reduzidos, informando previamente aos atletas, sendo:

  1. Na prova Ultra haverá 5 pontos de abastecimento de água distribuídos ao longo do trajeto, sendo que em 4 deles será distribuído, também, algum tipo de alimentação (refrigerante, frutas, géis, entre outros);
  2. Na prova Longa haverá, no mínimo, 4 pontos de abastecimento de água distribuídos ao longo do trajeto, sendo que em 2 deles haverá algum tipo de alimentação (refrigerante, frutas, géis, entre outros);
  3. Na prova Média haverá, no mínimo, 3 pontos de abastecimento de água distribuídos ao longo do trajeto, sendo que em 2 deles haverá algum tipo de alimentação (refrigerante, frutas, géis, entre outros); e
  4. Na prova Curta haverá, no mínimo, 2 pontos de abastecimento de água distribuídos ao longo do trajeto.

12.2. Os locais (kms) dos pontos de abastecimento serão divulgados e explicados durante o briefing técnico, tendo em vista as dificuldades de acesso aos locais que os atletas passarão.

13 - DO BRIEFING TÉCNICO

13.1. A FACCAT TRAIL RUN proporcionará aos atletas, junto ao Centro de Eventos das Faculdades Integradas de Taquara, no dia 24 de julho de 2020, às 18horas, um briefing sobre a prova com a presença do Diretor Técnico, Sr. Manuel Lago.

13.2. Os atletas dos trajetos Ultra, Longo, Médio e Curto devem participar do briefing Técnico, para dirimir dúvidas e se informarem das características da prova e possíveis alterações para sua segurança.

13.3 Todas as informações transmitidas durante o briefing serão consideradas como parte deste Regulamento.



14 – DOS EQUIPAMENTOS

14.1. São Equipamentos obrigatórios e recomendados:
  1. Distância ultra, de 56km, obrigatórios: telefone celular carregado, cobertor de emergência aluminizado (manta térmica), apito, atadura e casaco corta-vento ou similar, sendo obrigatório largar com, no mínimo, 1 litro de água.
  2. Distância longa, de 30km, obrigatórios: telefone celular, apito, atadura e casaco corta-vento ou similar, sendo obrigatório largar com, no mínimo, ½ litro de água.
  3. Distância média, de 14km, e curta, de 7km: não há equipamentos obrigatórios. Porém, recomenda-se levar, além de recipiente próprio para hidratação, telefone celular, apito e atadura.
  4. Para todas as distâncias, os atletas devem prover seu próprio recipiente (copo, garrafinha, mochila de hidratação, etc.) para beber água, pois não serão disponibilizados copos nos pontos de hidratação. Além disso, dependendo das condições climáticas, o uso de calça comprida, gorro, blusa térmica, casaco impermeável e luva será importante, tendo em vista as oscilações de temperatura durante o trajeto.

14.2. Por ocasião da FACCAT TRAIL RUN poderão ser realizadas, na sua totalidade e/ou por amostragem, a qualquer tempo e ponto do trajeto, verificações para averiguar se o atleta está portando todos equipamentos obrigatórios, sendo desclassificado aquele que não estiver de acordo com o exigido.



15 - DA DESCLASSIFICAÇÃO

O atleta que, em qualquer momento, deixar de atender às regras descritas neste Regulamento, poderá, a qualquer tempo, ser desclassificado do evento, pela Comissão Organizadora. Ainda, será desclassificado o atleta que:

  1. Desrespeitar o disposto neste Regulamento;
  2. Agredir física ou verbalmente qualquer membro da organização do evento, voluntário, staff ou atleta;
  3. Não estar de posse dos equipamentos considerados obrigatórios às respectivas distâncias;
  4. Utilizar-se de atalhos durante o percurso;
  5. Cometer qualquer tipo de atitude antidesportiva;
  6. Jogar lixo em local indevido e poluir o meio ambiente;
  7. Utilizar drogas proibidas de melhoramento de performance;
  8. For diagnosticado, pelo médico da prova, com algum problema de saúde que o coloque em risco de morte; e
  9. Chegar após os horários de corte nos respectivos pontos, estabelecidos no item 3.2 do presente Regulamento.


16 - DISPOSIÇÕES GERAIS DO EVENTO

16.1. Comissão Organizadora não se responsabiliza por qualquer objeto, equipamento ou pertence deixado no guarda-volumes e por qualquer extravio de materiais ou prejuízos que porventura venha a ocorrer durante a participação no Evento.

16.2. Não haverá reembolso, por parte da FACCAT, nem por seus patrocinadores e apoiadores, de nenhum valor correspondente a equipamentos ou a acessórios utilizados pelos atletas no evento, independentemente do motivo, ficando desde já isentos de responsabilidade por extravio de materiais ou qualquer outro prejuízo que porventura os atletas venham a sofrer pela sua participação, bem como do valor da inscrição caso o atleta não compareça ao local da prova na data e no horário marcado.

16.3. É proibida a utilização de qualquer outro procedimento para a participação na largada oficial, como adentrar a pista ilegalmente.

16.4. O atleta obriga-se a observar e a seguir o trajeto oficial, não sendo permitido qualquer meio auxiliar para alcançar vantagem, exceto o uso de bastões. A não observação destas regras causará a desclassificação sumária do atleta.

16.5. A Comissão Organizadora poderá, a qualquer momento, a seu critério, incluir algum tipo de bônus ou premiação especial.

16.6. A organização poderá, a seu critério ou conforme as necessidades do evento, incluir ou alterar este Regulamento, total ou parcialmente, a qualquer momento, dando-se publicidade em tempo hábil aos atletas devidamente inscritos.

16.7. A FACCAT TRAIL RUN contará com profissionais socorristas, enfermeiros e médicos, dispostos em pontos estratégicos da prova para atendimento dos primeiros socorros, bem como ambulâncias para remoções de urgência.

16.8. O atendimento médico, tanto de emergência como de continuidade, será efetuado na rede pública de saúde, sob responsabilidade desta.

16.9. O atleta ou seu acompanhante poderá decidir pela remoção ou transferência para hospitais da rede privada de saúde, eximindo a FACCAT de qualquer responsabilidade ou reembolso pelas despesas decorrentes deste atendimento médico.

16.10. A FACCAT não se responsabiliza sobre as despesas médicas que o atleta venha a ter durante ou após a Prova em virtude de sua participação nesta, bem como não possui responsabilidade sobre o atendimento médico.

16.11. Todos os participantes do evento, atletas, staffs, organizadores e público em geral, cedem todos os direitos de utilização de sua imagem para a FACCAT TRAIL RUN, seus patrocinadores, apoiadores e organização da prova. Qualquer forma de divulgação ou interesse em destinar um profissional para a cobertura do evento estará sujeita à aprovação dos organizadores da prova.

16.12. O presente Regulamento é regido pelo Contrato de Prestação de Serviços Educacionais – Cursos e Eventos de Extensão, da FACCAT.



17 - DECISÕES DE FORÇA MAIOR

No(s) caso(s) em que a Comissão Organizadora considerar que as condições climáticas ou outras contingências alheias a sua vontade possam colocar em risco a integridade física dos participantes ou colaborados, também, por questões de segurança pública, vandalismo e outros motivos que julgue prejudicial ao desenvolvimento do evento, poderá tomar decisões quanto à continuidade do evento, que evolverá o cancelamento ou sua transferência para data posterior.



18 - DOS CASOS OMISSOS E DÚVIDAS

18.1. Todo e qualquer contratempo não previsto neste Regulamento será analisado pela Comissão Organizadora, a quem competirá a melhor solução, não cabendo recursos contra suas decisões.

18.2. Eventuais questionamentos ou dúvidas deverão ser endereçados à equipe organizadora por meio dos seguintes contatos: trailrun@faccat.br ou pelo telefone (51) 3541-6600.



Taquara/RS, 1º de novembro de 2019.




Prof. Dorneles Sita Fagundes
Vice-Diretor de Extensão
e Assuntos Comunitários

Manuel Lago
Diretor Técnico
CREF – 727/RJ